6.4.08

Filmes do fim de semana

Pra inventar pauta pra esse blog, resolvi que vou dar por aqui uma palhinha dos filmes que assistir. Não vou me alongar muito, porque se quiser saber mais do filme procura a opinião de nego que saca mais. Vai ser tipo os palpites que eu fazia para os especiais do Cinefilia. Época boa...

Gosto de Sangue
(irmãos Coen, 1984)

Depois que fiquei de queixo caído com "Onde os Fracos Não Tem Vez", resolvi conferir os filmes dos irmãos Coen que ainda não tinha visto (também quero rever alguns que estão meio esquecidos). Comecei com o primeiro, "Gosto de Sangue". O curioso é que eu sempre achei que eles preferiam meio que rir dos seus personagens, por isso achei "Fracos" um filme mais sério que o usual. Nisso, parece que eles foram buscar a inspiração nos primórdios de sua carreira. Em "Gosto de Sangue" não há muito espaço para piadinhas ou escapadas de humor (com exceção das primeiras aparições do detetive). O filme é bem seco. Os personagens podem não ser tão marcantes, as frases ainda não são de efeito. Mas é um filme bem irmãos Coen mesmo: filme de gênero, personagens fazendo geralmente as escolhas erradas, e muito sangue rolando por conta disso.

Cotação: **

eXistenZ
(David Cronengerg, 1999)

Nunca lançado em cinema, vídeo ou DVD, vi esse filme pela primeira vez numa mostra em videoteca sobre os Davids bizarros (Cronenberg e Lynch). Era uma cópia piratona, tinha até a logo da HBO no canto. É sobre uma espécie de videogame biológico, que se conecta a uma "bioporta" nas costas do jogador e o faz viver no jogo. Lembra aquela conexão que o povo de "Matrix" tinha na nuca. Aliás, a comparação com "Matrix" é inevitável. A questão das pílulas vermelha e azul está aqui também, de uma outra forma. Mas não se esqueça que é um filme de David Cronenberg: aqui tem muita exploração de bizarrices envolvendo manipulação do corpo. E o jogo é mais dúbio, não tem "pílula" certa ou errada. No filme, quando a programadora criadora do tal game está em perigo, ela e um sujeiro que nunca jogara o negócio precisam entrar no jogo para garantir que este não caia nas mãos de quem os persegue. Essa revisão não me encheu tanto os olhos quanto a primeira vez que assisti. Me incomodou um pouco o excesso de didatismo: a cada cena a programadora tinha que explicar pro cara todos os porquês daquele universo.

Cotação: **

Sem comentários: